segunda-feira, 29 de maio de 2017

Encontro KIDS --- "SAMUEL, A CRIANÇA QUE OUVIU A VOZ DE DEUS" --- 04 de junho de 2017

A Bíblia nos conta como Deus escolheu os israelitas para serem seu povo especial. Prometeu-lhes sempre ter amor e cuidado para com este seu povo. Eles, por sua vez, tinham que obedecer a Deus. Esta história mostra como Deus escolheu de maneira especial um menino para lhe servir. Você pode encontrar a história em sua Bíblia, no Primeiro Livro de Samuel, capítulos 1, 2, e 3.

Há muito, muito tempo, vivia em Israel um sacerdote chamado Eli. Ele servia a Deus no templo. Eli amava muito a Deus. Mas ele tinha dois filhos que não se importavam com Deus. Eram cruéis e gananciosos, e os israelitas tinham medo deles.
Os israelitas queriam um sacerdote que de fato amava a Deus e que lhes pudesse mostrar a maneira correta de viver.
Uma das mulheres israelitas chamava-se Ana. Ela andava muito triste, porque não tinha filhos. Muitas vezes ela pedia a Deus por um nenê.
O pior tempo era quando Ana e seu marido se encontravam com todos os amigos para a festa no templo de Siloé. “Você ainda não teve um bebê?” – eles perguntavam. Ana apenas sacudia a cabeça e fazia cara de triste.
Em certo momento, Ana se retirou da festa chorando e entrou na casa de Deus onde tudo estava quieto. Ana ficou ali parada, orando. Seus lábios se moviam, mas não se ouvia nenhum som. “Querido Deus, por favor, dê-me um filho”, pedia ela. “Prometo que ele lhe servirá toda sua vida, aqui, em seu templo. Você está vendo como estou infeliz”.
Eli veio falar com Ana. Ele não sabia que ela estava orando. “Que está acontecendo com você” perguntou ele. “Tomou vinho demais na festa?” “Oh não” – disse Ana, e contou-lhe por que estava orando a Deus. “Tenho certeza de que Deus a ouvirá” – disse Eli. Ana sentiu-se bem melhor ao voltar para a festa.
Ana ficou grávida e deu à luz um filho. Pôs nele o nome de Samuel.
Ela ficou muito agradecida e assim que o menino foi desmamado ela entregou Samuel a Deus para serví-Lo.
Ana deixou seu filhinho no tabernáculo com Eli, o sacerdote. Samuel ajudava o velho e cego Eli. Ele até dormia no tabernáculo, enquanto Eli dormia em um quarto próximo.
Uma noite, Samuel ouviu uma voz chamando seu nome. Ele levantou e correu até Eli. “Aqui estou”, ele disse. “Eu não te chamei”, resmungou Eli. “Volte para cama”.
Samuel voltou para cama. Ele ouviu seu nome de novo e, outra vez, correu para Eli. “Aqui estou”, disse ele. “Eu não te chamei”, Eli suspirou, com sono. “Volta para cama”.
Depois que Samuel ouviu a voz pela terceira vez, Eli entendeu que era a voz do Senhor. “Se Ele chamar de novo”, disse Eli, “diga, ‘Fala Senhor, o teu servo está ouvindo’”. E Samuel obedeceu.
Quando Samuel ouviu a voz de novo, ele respondeu como Eli lhe havia dito: “Fala Senhor, o teu servo está ouvindo”. Deus tinha uma mensagem especial que ele deveria comunicar a Eli.
“Diga a Eli que seus filhos têm sido perversos” – disse Deus. “Ele não os mandou parar, por isso eu vou castigá-los.”
Samuel não queria entristecer Eli, mas sabia que tinha que lhe comunicar a mensagem.
Eli sabia que era verdade o que Deus tinha dito.
Depois Samuel ouviu ainda muitas vezes Deus falando com ele. E porque fazia o que Deus mandava, o povo podia confiar nele. Ele lhes mostrava a maneira certa de viver.

Assim como Deus respondeu a oração de Ana, Ele também responde as nossas orações. Deus pode responder de três maneiras. Deus alguma vez já respondeu “sim” à sua oração? E “não”? E “espere”?

Para ver toda a história de Samuel você pode assistir o DVD Samuel – Diante do Trono. Aqui no blog colocamos a música Fala Senhor, a parte da história onde Deus chama Samuel.



Atividade: Preciosas Promessas – Caixinha com um versículo por dia. Nós devemos estar atentos ao que Deus quer nos dizer em sua Palavra. A caixinha pode ser feita com uma caixa de fósforo pequena.



Com amor,


Equipe Encontro Kids e Babies

Nenhum comentário:

Postar um comentário